Diversificando os materiais pedagógicos com o H5P: da teoria à conceção

Edição: 
Data de início/fim: 
Terça, 10 Outubro, 2023 - 10:00 - 11:30
Duração (horas): 
1.5
Nome do(s) Formador(es): 
Ismael Vieira
Instituição do(s) Formador(es): 
Instituto Politécnico do Porto
Biografia: 
Técnico Superior de Inovação Educativa no Gabinete de Apoio à Inovação em Educação do ISCAP/P.Porto. Tem dedicado a sua atividade a questões como a inovação pedagógica no ensino superior, formação de pessoal docente, sociedade do conhecimento, tecnologias educativas, educação digital e educação a distância. É Licenciado em História (ramo educacional) (U.Porto), Mestre em Ciências da Educação (U.Porto) e Doutor em História (U.Porto).
Vagas: 
100
Descrição: 
O H5P é um software de código aberto utilizado por docentes para criar conteúdo interativo, de forma a melhorar a experiência de aprendizagem e convocar os estudantes para uma aprendizagem em que os mesmos podem interagir com os materiais pedagógicos, como são por exemplo os vídeos, apresentações, testes, etc. (Magro, 2021). A sua integração com LMS como o Moodle torna esta ferramenta interessante num modelo de aprendizagem tanto em regime a distância como presencial (Jacob & Centofanti, 2023; Martínez-Álvarez, 2023). Os conteúdos interativos e dinâmicos trazem inegáveis vantagens na motivação e engajamento dos estudantes, captando tanto a atenção como o interesse, ao mesmo tempo que permitem ao docente, quando integrados no Moodle, ser alvo de avaliação e monitorização da atividade dos estudantes (Mutawa et al., 2023). Esta ação de formação tem como objetivos: 1) Apresentar o software H5P e suas potencialidades no plano educativo; 2) Dar a conhecer as ferramentas vídeo interativo e apresentação interativa do H5P 3) Explicar os passos para a construção efetiva de vídeos e apresentações interativas com H5P Pretende-se com esta ação de formação apresentar alternativas aos materiais pedagógicos estáticos (não interativos), mais alinhados com as tendências de aprendizagem ativa e centradas nos estudantes. A formação tem um pendor genérico e adaptável às várias áreas disciplinares e unidades curriculares, bem como as competências que possam querer desenvolver nos estudantes. Serão abordadas algumas teorias de enquadramento às ferramentas H5P, assim como a explicação dos vários passos e dicas para a boa construção de vídeos e apresentações interativas. No final esperamos que os formandos sejam conhecedores de várias técnicas de construção de materiais em H5P para implementação nas suas UCs. Referências: Jacob, T., Centofanti, S. (2023). Effectiveness of H5P in improving student learning outcomes in an online tertiary education setting. J Comput High Educ . https://doi.org/10.1007/s12528-023-09361-6 Magro, J. (2021). H5P. Journal of the Medical Library Association, 109(2), 351–354. https://doi.org/10.5195/jmla.2021.1204 Martínez-Álvarez, I., Alonso-de-Mena, E., Lucas-Barcia, E. & García-Barrera, A. (2023). Utilidad de un curso personalizado en H5P para la mejora de la formación docente en evaluación educativa. Tecnología, Ciencia y Educación, 25. https://doi.org/10.51302/tce.2023.3389 Mutawa, A., Sruthi, S., Al Muttawa, J. (2023). The Effectiveness of Using H5P for Undergraduate Students in the Asynchronous Distance Learning Environment. Applied Sciences (Switzerland).13(8). doi:10.3390/app13084983