Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunos

Quarta, 14 Setembro, 2022 - 14:30 - 17:30
Elisabete Cunha
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Elisabete Cunha é Professora adjunta na Escola Superior de Educação desde setembro de 2006. Coordena o mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação e é vice-presidente do Conselho Pedagógico. Possui doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, mestrado em Educação Multimédia e é licenciada em Matemática – Ramo Educacional. Tem Experiência de 14 anos, a tempo integral e dedicação exclusiva na lecionação no Ensino Superior Politécnico, centrando no momento a sua investigação na influência da programação visual e tangível de brinquedos 2.0 no desenvolvimento de competências geométricas e transversais.
Embora se tenha assistido a um aumento de recursos educativos digitais, a qualidade ou falta de adequação podem constituir um obstáculo à sua utilização. Assim, professores digitalmente competentes são a chave para promover a natural integração das potencialidades da tecnologia com o conhecimento pedagógico e de conteúdo, nomeadamente no que respeita à criação de recursos educativos digitais. Assim, com vista a fomentar a vertente produtora de professores e alunos, esta sessão inicia-se com a análise das fases de criação de recursos educativos digitais, seguindo-se a aplicação prática com a criação de uma animação através da app Explain Everything. Concluída a animação, será incluída a possibilidade de interação através do serviço h5p ou equivalente.