CANCELADA Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Quinta, 12 Outubro, 2023 - 16:30 - 18:00
Duração (horas):
1.5
Nome do(s) Formador(es):
João Paiva Monteiro
Instituição do(s) Formador(es):
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
Biografia:
Responsável pela implementação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Pedagógico do Laboratórios de Competências Transversais do Iscte, onde se inclui o suporte técnico e pedagógico a estudantes, desenvolvimento de oferta formativa em modalidade online (plataforma NAU e OnlineLearning IUL) e recursos pedagógicos sobre competências académicas e digitais.
Licenciado em Ensino pela ESELx, possui Mestrado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e em 2016 concluiu o doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem como áreas de interesse no contexto do ensino superior: o ensino à distância, inovação pedagógica e mudança organizacional, plágio, necessidades educativas especiais dos estudantes, desenvolvimento pedagógico e competências digitais.
Vagas:
100
Descrição:
CANCELADA
A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem. Esta mudança pedagógica, tem vindo a realizar-se lentamente, devido a circunstâncias e barreiras de ordem organizacional, normativa, de desenvolvimento profissional docente e de sensibilização e mudança dos estudantes para modalidades e estratégias de aprendizagem mais ativas e colaborativas, ultrapassando os paradigmas tradicionais, de reprodução passiva da informação e de uma avaliação baseada em conteúdos.
Esta transformação urge nas instituições de ensino superior, e os estudantes já dão sinal dessa necessidade, quando a sua assiduidade nas componentes teóricas começa a reduzir-se e já conseguem não só obter, mas também, criar e produzir informação noutras fontes e contextos digitais, nomeadamente com a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial como recurso para a elaboração de trabalhos académicos.
Os processos de ensino e aprendizagem estão assim sujeitos a uma transformação, influenciada em boa parte pela utilização de ferramentas digitais, as quais transformam o tempo e o local e o ambiente de aprendizagem, pelo que é fundamental manter os estudantes envolvidos (nos diferentes cenários) nas diferentes atividades e tarefas de aprendizagem.
Essa mudança passa, em parte, por implementar as designadas estratégias ativas de aprendizagem, que estruturam uma maior participação e ação do estudante ou grupos de estudantes nos diferentes processos teóricos e práticos de aprendizagem, atribuindo-lhes tarefas e atividades significativas e desenhadas para promover esses comportamentos. De igual forma todo o processo de A implementação do Processo de Bolonha, com a redução das horas de contacto e a revisão curricular dos cursos, implicava uma consequente revisão e transformação dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo aos estudantes uma maior autonomia e responsabilidade no seu percurso de aprendizagem. Esta mudança pedagógica, tem vindo a realizar-se lentamente, devido a circunstâncias e barreiras de ordem organizacional, normativa, de desenvolvimento profissional docente e de sensibilização e mudança dos estudantes para modalidades e estratégias de aprendizagem mais ativas e colaborativas, ultrapassando os paradigmas tradicionais, de reprodução passiva da informação e de uma avaliação baseada em conteúdos.
Esta transformação urge nas instituições de ensino superior, e os estudantes já dão sinal dessa necessidade, quando a sua assiduidade nas componentes teóricas começa a reduzir-se e já conseguem não só obter, mas também, criar e produzir informação noutras fontes e contextos digitais, nomeadamente com a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial como recurso para a elaboração de trabalhos académicos.
Os processos de ensino e aprendizagem estão assim sujeitos a uma transformação, influenciada em boa parte pela utilização de ferramentas digitais, as quais transformam o tempo e o local e o ambiente de aprendizagem, pelo que é fundamental manter os estudantes envolvidos (nos diferentes cenários) nas diferentes atividades e tarefas de aprendizagem.
Essa mudança passa, em parte, por implementar as designadas estratégias ativas de aprendizagem, que estruturam uma maior participação e ação do estudante ou grupos de estudantes nos diferentes processos teóricos e práticos de aprendizagem, atribuindo-lhes tarefas e atividades significativas e desenhadas para promover esses comportamentos. De igual forma todo o processo de avaliação se transforma quando se aplicam estratégias ativas de aprendizagem.
Esta ação de formação tem como principal finalidade dar a conhecer o conceito de ensino e aprendizagem ativos e associar à prática pedagógica algumas das estratégias e ferramentas digitais que as podem suportar. Os resultados a atingir com esta ação serão:
a. caracterizar contextos e cenários de aprendizagem ativa;
b. refletir sobre o papel dos docentes e dos estudantes em contextos de aprendizagem ativa;
c. conhecer contextos de implementação de estratégias ativas a nível individual e em grupo
d. identificar estratégias de ensino e de aprendizagem ativas adequadas aos objetivos e resultados de aprendizagem;
e. identificar ferramentas digitais para suporte a estratégias de aprendizagem ativa;
f. instrumentos e processo de avaliação em aprendizagem ativa
Conteúdo programático:
i) Conceito, contextos e características de ensino e aprendizagem ativa
ii) Competências e papel docente e discente para contextos de ensino e aprendizagem ativos
iii) Estratégias ativas de ensino e aprendizagem (ex. diagnóstico, flipped, revisão por pares, puzzle, fish bowl, mapas conceptuais colaborativos, Think-Pair-Share, sondagem, resumo de aula, hoje vamos aprender, 60 seconds paper, debates e role-playing; escape room; ….)
iv) Exemplos de práticas pedagógicas com base nas estratégias ativas e com o suporte de ferramentas digitais.