Metodologias para ensinar a aprender a aprender
Edição:
7ª
Data de início/fim:
Quarta, 7 Setembro, 2022 - 14:00 - 15:30
Duração (horas):
1.5
Nome do(s) Formador(es):
Victor Neto
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade de Aveiro
Biografia:
Victor Neto é professor auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro e investigador no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação. (+info: http://sweet.ua.pt/vneto).
Vagas:
85
Descrição:
O ritmo acelerado de transformação do mundo do trabalho e da sociedade obriga que o recém-formado detenha bases sólidas nas disciplinas fundacionais da sua área de formação, mas também uma forte agilidade de aprender novo conhecimento, muito dele ainda não acessível na atualidade. É, portanto, necessário que o estudante adquira hábitos de procura e análise de informação e conhecimento e tal deve ser explicitamente trabalhado no ensino superior, criando espaço para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento critico.
No presente workshop, partilhar-se-á exemplos práticos de metodologias utilizados para esse fim, nomeadamente exercícios de revisão crítica da literatura e de desenvolvimento de projetos alinhados com a sociedade (Challenge Based Learning - CBL). O primeiro visa estimular a literacia científica e o pensamento crítico através da avaliação da originalidade, da(s) questão(ões) de investigação, respostas obtidas e sua universalidade, análise de argumentos e contra-argumentos, limitações e enviesamentos. O CBL parte da observação de um problema que precisa de solução, promove a pesquisa de informação sobre o assunto, até chegar a uma ação ou plano de solução.