Monitorização e Avaliação da Evolução no Ensino a Distância - Aplicação em saúde

Quinta, 15 Setembro, 2022 - 10:30 - 11:30
Ricardo Teresa Ribeiro
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Ricardo Teresa Ribeiro é Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e membro do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC). É doutorado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico e os seus interesses de investigação incluem. Inteligência artificial, inovação pedagógica, imagem médica e empreendedorismo. É o coordenador do Projeto MONICED (POAT-77-2021-06)
A implementação de metodologias de ensino misto e à distância na formação em saúde prepara os futuros profissionais para desafios comunitários e societais de futuro. Nesta formação procuraremos apresentar o impacto da integração da transformação digital e inovação no ensino superior para Sistema de Saúde, nomeadamente a sua contribuição para o aumento de competências digitais e diminuição da desigualdade no acesso ao ensino superior. Apresentaremos ainda o método dos cenários para a compreensão da dinâmica e evolução futura de um sistema, permitindo minimizar as consequências decorrentes de situações adversas e/ou aproveitar os efeitos positivos de situações vantajosas. Esta apresentação está inserida no projeto MONICED.