Prospetiva e Tendências: Mapeando horizontes para o futuro da educação

Segunda, 9 Outubro, 2023 - 10:00 - 12:00
William Afonso Cantú
Instituto Politécnico de Leiria
William Cantú é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e investigador do CEAUL/ULICES e do CI&DEI. Tem um pós-doutoramento em Estudos de Tendências e um doutoramento em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa e é mestre em Design e Cultura Visual. Leciona unidades curriculares no contexto das Artes, Cultura e Tendências, bem como realiza investigação sobre essas temáticas e o seu papel transdisciplinar. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como feito parte de júris de concursos de criatividade e inovação.
O workshop " Prospetivas e Tendências: Mapeando Horizontes para o Futuro da Educação" procurará estimular os participantes a pensar sobre o cenário educacional em constante evolução e a visualizar possíveis futuros através da análise de tendências. Neste encontro, os participantes serão convidados a refletir sobre o presente, identificando as características e dinâmicas da sociedade contemporânea, e entendendo como elas se entrelaçam com o conceito de educação. Os participantes serão guiados através de vários momentos de reflexão e ideação, utilizando a plataforma Miro, com o objetivo de compreender como as mudanças atuais moldam as práticas pedagógicas e podem influenciá-las no futuro. Ao projetar vários futuros prováveis e desejáveis para a educação, os participantes serão encorajados a imaginar cenários baseados em evidências e análises que possam impactar o sistema educacional nos próximos anos. Com uma abordagem colaborativa e uma perspetiva futurista, este workshop procura inspirar professores e investigadores a tornarem-se agentes ativos na transformação e construção de um futuro promissor e inovador para a educação, estimulando o pensamento criativo e futuro. Os participantes devem noções básicas da ferramenta gratuita Miro (https://miro.com).