The Impact Plan — Orientando os estudantes na antecipação do impacto e no seu contributo para os ODSs

Quinta, 9 Fevereiro, 2023 - 14:30 - 16:30
Catarina Lelis
Universidade de Aveiro
Catarina Lelis iniciou a sua experiência profissional em 1997 como designer gráfica. Entre 2003 e 2006, co-fundou uma empresa de base tecnológica, uma start-up de produção de conteúdo editorial e a Associação Portuguesa para a Inovação e Criatividade nas Organizações. Em 2007 inicia atividade docente no Ensino Superior. Com o seu doutoramento ganhou a primeira edição do Prémio IdeaPuzzle e foi a base para OurBrand®, uma solução baseada na web para a geração e gestão de centrais participativas de marca. Com este projeto, ganhou um concurso de empreendedorismo em Silicon Valley e foi semifinalista do MIT-Portugal Innovation & Entrepreneurship Competition. Passou seis anos no Reino Unido, dedicando os seus esforços de ensino e investigação ao Design e à Inovação de Serviços. Recebeu uma teaching fellowship com o seu projeto The Impact Plan (www.impact-plan.com). Atualmente leciona no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, na divisão de Ciências e Tecnologias da Comunicação. Os seus interesses de pesquisa incluem Métodos de Design de Marca, Inteligência em Identidades Visuais, Literacia em Design, Empregabilidade nas Indústrias Criativas, e Antecipação do Impacto, tema sobre o qual lançou recentemente o livro “The Impact Plan: rethinking today, remaking tomorrow, designing a better world”.
A sessão centrar-se-á no uso de uma ferramenta construída para apoiar os estudantes no momento de escolha de um projeto ou seleção de atividades de entre várias possibilidades, ou simplesmente na previsualização do potencial de impacto de um projeto que tenha já sido selecionado. Consiste num sistema para tomada de decisão, planeamento de desenvolvimento contínuo (individual ou em grupo) e de pensamento centrado no impacto, fazendo com que este se alinhe aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e que corresponda às motivações, capacidades, ambições e perceções de valor dos estudantes. Isto deverá levá-los a envolver-se com os projetos que mais contributos positivos trarão para a sua experiência enquanto estudantes, para aquilo que esperam venha a ser a sua identidade profissional, e ainda considerar que a escolha de um projeto (ou de suas nuances) em detrimento de outro(as) pode, de alguma forma, contribuir para um mundo melhor. O principal resultado esperado é dotar os participantes de uma estrutura para apoiar o planeamento e prioritização de atividades letivas de natureza projetual (PBL, CBL, projeto final, dissertação, etc.), ao orientar os estudantes na antecipação de experiências de maior impacto, a nível individual ou de equipa.