Realidade Aumentada na Educação: Desvendando o Presente e Moldando o Futuro do Ensino Ativo

Quinta, 19 Outubro, 2023 - 14:30 - 16:30
Anabela C. Alves, Lucília Domingues, Miguel Azenha, Nuno S. Osório, Ricardo M. Dias
Universidade do Minho
Anabela C. Alves é Professora do Departamento de Produção e Sistemas/Escola de Engenharia/Universidade do Minho. É membro integrado do Centro ALGORITMI/LASI. Os seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de Projeto e Operação de Sistemas de Produção, Lean Thinking aplicado a diferentes setores, Educação em Engenharia e Educação Lean. É autora/coautora de mais de 250 publicações em revistas internacionais, livros, edições de conferências e capítulos de livros. Tem sido coordenadora do Project-Based Learning do 1º ano da Engenharia e Gestão Industrial e do 2º ano do Mestrado em Engenharia e Gestão de Operações e aplicado outras metodologias ativas. Lucília Domingues é Professora no Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigadora no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, tendo desenvolvido e aplicado laboratórios virtuais no ensino universitário. Doutorada em Engenharia Química e Biológica, a sua investigação foca-se no uso de ferramentas de biotecnologia molecular e de engenharia genética para o desenvolvimento de fábricas celulares microbianas e intensificação de bioprocessos com foco na utilização de matérias-primas re-utilizáveis, e produção eco-sustentável de químicos e biocombustíveis. Miguel Azenha é Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A sua investigação centra-se em dois aspetos principais: (i) no comportamento do betão na fase inicial da sua vida útil, incluindo acoplamentos termo-higrométricos-mecânicos, evolução de propriedades, fluência e retração; (ii) processos de construção digital, como o 'Building Information Modelling'. É Diretor do Curso de Mestrado ERASMUS+ em Modelação da Informação da Construção e Coordenador Adjunto da Rede Europeia de Formação Marie Skłodowska-Curie Action - Innovative Training Network (ETN ITN) - SUBLime - Sustainable Building Lime Applications Via Circular Economy and Biomimetic Approaches. É o atual presidente da RILEM TC 287-CCS e antigo vice-presidente da RILEM TC 254-CMS. É também membro do Conselho Editorial do Journal of Advanced Concrete Technology. Nuno S. Osório é Professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho e Investigador no ICVS, ICVS/3Bs Laboratório Associado do Governo de Portugal. Doutorado em Ciências da Saúde, possui um vasto currículo de investigação em Biologia Molecular e Bioinformática, tendo sido autor/coautor de várias publicações importantes para o avanço do estado da arte sobre agentes patogénicos humanos. Tendo mais de 16 anos de experiência de ensino a nível universitário, desenvolveu e aplicou metodologias activas de aprendizagem inovadoras que incorporam tecnologias informáticas, incluindo a Realidade Aumentada. Ricardo M. Dias é doutorando na Universidade do Minho em Sustentabilidade do Ambiente Construído e investigador no Dice Cluster. Formado em História da Arte com especialização em Arquitectura desde cedo começou a trabalhar com realidade aumentada para a sua aplicação em contexto patrimonial, desde museus a sítios arqueológicos estando assim neste momento a explorar soluções para a sua aplicação em contexto BIM. Com experiência em várias línguas de programação (C#, JavaScript, Python) assim como domínio em modelação 3D algo que auxilia o desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada.
Esta sessão de duas horas foi concebida especificamente para professores interessados em explorar o potencial transformador da realidade aumentada (RA) e tecnologias relacionadas na educação. Iremos analisar as tecnologias existentes neste domínio e discutir o seu potencial impacto no ensino. Apresentaremos exemplos práticos de aplicações de RA em várias áreas científicas e como podem ser desenvolvidos, dentro e fora da sala de aula, utilizando diferentes plataformas. Discutiremos também as tendências futuras das tecnologias de AR e o seu potencial para moldar o futuro da aprendizagem ativa.