Educação facilitada por ferramentas digitais, em ambiente PBL - I

Edição: 
Data de início/fim: 
Terça, 7 Fevereiro, 2023 - 10:00 - 12:00
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Maria João da Costa Soares da Silva
Instituição do(s) Formador(es): 
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
Biografia: 
Maria João da Costa Soares da Silva ORCID: 0000-0002-7461-2603 ID Ciência: 6917-1DB3-1F7A Formação académica: - Julho 2016: Doutoramento em Ciências Veterinárias, com especialidade em Ciências Biológicas e Biomédicas, na Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), da Universidade de Lisboa (UL). - Outubro de 2009: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, na FMV-UL. Experiência Pedagógica: - Março 2022-presente: Professora Auxiliar no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV), na Egas Moniz School of Health and Science - Setembro 2015-Fevereiro 2022: Professora Auxiliar no MIMV da FMV da Universidade Lusófona (ULHT). - Setembro 2020 – Fevereiro 2022: Professor Assistente na Licenciatura em Enfermagem Veterinária na Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal do Instituto Politécnico da Lusofonia 2019-2022: Orientadora de estágio do MIMV de 7 alunos. Formação pedagógica: A docente realizou formação pedagógica em “Moodle”, em “NETPAD”, “Pensamento Criativo”, “Práticas Pedagógicas e-learning: Moodle, Microsoft Teams, Zoom para docentes”, “Inovação Pedagógica no Ensino Superior”, pela ULHT, “A importância da formação pedagógica de docentes do ensino superior”, pelo Instituto de Educação da UL, “II International Congresso in education in animal sciences – ICEAS”, “7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior”, pela Universidade de Aveiro Publicações científicas no âmbito da pedagogia: - Soares, M., et al. (2022). https://doi.org/10.48528/yhzq-cp97 - Marques C., Faísca P., Soares M. (2021). Aprender histologia: preferência dos alunos de medicina veterinária na era digital. Revista Lusófona de Ciência e Medicina Veterinária, 11: 4-10. No ano de 2021 e 2022 apresentou 3 comunicações orais em congressos nacionais dedicados à pedagogia do Ensino superior (CNaPPES) e 2 comunicações orais e 1 comunicação em painel em congressos internacionais dedicados ao ensino de Ciência Animal (ICEAS).
Vagas: 
70
Descrição: 
No âmbito do processo de Bolonha a aprendizagem centrada no estudante considera um conjunto de elementos, incluindo um ambiente de aprendizagem inspirador, alicerçado em inovação pedagógica e tecnologia digital. A educação digital é assim o resultado da combinação da tecnologia utilizada, do conteúdo digital proposto e da tutoria do professor ao longo da resolução dos desafios e projetos propostos ao estudante. No sentido de alagar a aprendizagem a outros métodos, para além da estrita transmissão pelo professor, a utilização de softwares interativos e adaptáveis facilita a que o estudante aprenda seguindo o seu próprio estilo, personalizando o processo, o que potencia seu sucesso escolar. A utilização de metodologias ativas permite um mais alargado desenvolvimento de competências e uma mais aprofundada construção do conhecimento. Neste contexto, os recursos digitais podem assumir um papel de facilitação do processo de aprendizagem, equipando os alunos para o sucesso educativo e formativo. A educação digital é um facilitador da aplicação de Project Based Learning (PBL), promovendo a construção da aprendizagem através da discussão em grupo de um projeto. Embora o PBL seja uma estratégia reconhecida para aumentar o envolvimento e o sucesso dos estudantes, é de organização complexa e beneficia de ser ajustada a cada estudante ou grupo de estudantes. Neste contexto, a utilização simultânea de aplicação digital pedagógicos e de PBL é vantajosa. Esta sessão visa contribuir para a capacitação dos professores na utilização de PBL, utilizando como veículo softwares de educação digital, dando como exemplo concreto um software e a experiência acumulada na utilização do mesmo.