Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior
Edição:
9ª
Data de início/fim:
Segunda, 16 Outubro, 2023 - 17:30 - 19:30
Duração (horas):
2
Nome do(s) Formador(es):
Ema Patrícia Oliveira, Sara Ferreira e Cláudia Mendes Silva
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade da Beira Interior
Biografia:
Ema Patrícia Oliveira é doutorada em Psicologia, na área
de especialidade em Psicologia da Educação, pela
Universidade do Minho. É Professora Auxiliar no
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade
da Beira Interior (UBI), onde leciona Unidades
Curriculares na área da Psicologia da Educação,
Necessidades Educativas Especiais, Avaliação
Psicológica e Investigação Educacional. É investigadora
integrada no Centro de Investigação em Educação e
Psicologia (CIEP), Universidade de Évora. Os seus
interesses atuais de investigação centram-se no bem-
estar, excelência e criatividade.
Sara Ferreira é doutorada em Ciências da Educação, na
especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem
e Formação de Professores, pela Universidade de
Coimbra. É Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Psicologia e Educação da UBI.
Investigadora Integrada do Centro de Estudos
Interdisciplinares (CEIS20), Universidade de Coimbra. Os
seus interesses de investigação passam pelas áreas da
autorregulação da aprendizagem, currículo (com foco na
escrita e na leitura) e dificuldades de aprendizagem
específicas.
Cláudia Mendes Silva é Professora Auxiliar no
Departamento de Psicologia e Educação da UBI e
membro colaborador do Research Centre in Sports
Sciences, Health Sciences and Human Development
(CIDESD, UBI). Ensina e investiga na área da promoção
da saúde e do bem-estar e da intervenção psicológica
nas perturbações de saúde mental em crianças e
adolescentes.
Vagas:
100
Descrição:
A inclusão de estudantes com necessidades educativas
específicas nas escolas regulares é uma preocupação
que tem sido atendida e reforçada desde há muito
tempo, nos ensinos básico e secundário. No Ensino
Superior, o avanço tem sido mais lento, seja ao nível das
políticas educativas, como dos recursos disponibilizados
ou da formação de professores e outros profissionais,
apesar do esforço crescente na implementação de
diversas iniciativas. Com esta formação pretende-se
contribuir para um maior esclarecimento dos professores
sobre o tema, abordando problemáticas frequentes no
Ensino Superior, tais como a Dislexia ou o Défice de
Atenção. Serão apresentados e discutidos alguns
cuidados, recomendações gerais e desafios a atender na
prática pedagógica, tendo em vista uma educação que
seja inclusiva, também, no Ensino Superior.