Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior

Edição: 
Data de início/fim: 
Segunda, 16 Outubro, 2023 - 17:30 - 19:30
Duração (horas): 
2
Nome do(s) Formador(es): 
Ema Patrícia Oliveira, Sara Ferreira e Cláudia Mendes Silva
Instituição do(s) Formador(es): 
Universidade da Beira Interior
Biografia: 
Ema Patrícia Oliveira é doutorada em Psicologia, na área de especialidade em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (UBI), onde leciona Unidades Curriculares na área da Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais, Avaliação Psicológica e Investigação Educacional. É investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Universidade de Évora. Os seus interesses atuais de investigação centram-se no bem- estar, excelência e criatividade. Sara Ferreira é doutorada em Ciências da Educação, na especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, pela Universidade de Coimbra. É Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Psicologia e Educação da UBI. Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação passam pelas áreas da autorregulação da aprendizagem, currículo (com foco na escrita e na leitura) e dificuldades de aprendizagem específicas. Cláudia Mendes Silva é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação da UBI e membro colaborador do Research Centre in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development (CIDESD, UBI). Ensina e investiga na área da promoção da saúde e do bem-estar e da intervenção psicológica nas perturbações de saúde mental em crianças e adolescentes.
Vagas: 
100
Descrição: 
A inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas nas escolas regulares é uma preocupação que tem sido atendida e reforçada desde há muito tempo, nos ensinos básico e secundário. No Ensino Superior, o avanço tem sido mais lento, seja ao nível das políticas educativas, como dos recursos disponibilizados ou da formação de professores e outros profissionais, apesar do esforço crescente na implementação de diversas iniciativas. Com esta formação pretende-se contribuir para um maior esclarecimento dos professores sobre o tema, abordando problemáticas frequentes no Ensino Superior, tais como a Dislexia ou o Défice de Atenção. Serão apresentados e discutidos alguns cuidados, recomendações gerais e desafios a atender na prática pedagógica, tendo em vista uma educação que seja inclusiva, também, no Ensino Superior.