Aprendizagem baseada em problemas. Uma experiência no Ensino Superior
Edição:
7ª
Data de início/fim:
Quinta, 15 Setembro, 2022 - 10:00 - 11:30
Duração (horas):
1.5
Nome do(s) Formador(es):
Marisa Carvalho e Rosário Serrão Cunha
Instituição do(s) Formador(es):
Universidade Católica Portuguesa
Biografia:
Marisa Carvalho, doutorada em Psicologia pela Universidade
do Minho e em Ciências de Educação pela Universidade
Católica Portuguesa, é Professora Auxiliar convidada na
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica
Portuguesa e investigadora no Centro de Investigação para o
Desenvolvimento Humano. Ocupa, ainda, o cargo de
Presidente do Conselho de Especialidades da Psicologia da
Educação na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem
experiência de lecionação em Licenciatura e Mestrado em
Psicologia, procurando implementar Aprendizagem Baseada
em Problemas em parceria com Rosário Serrão Cunha.
Rosário Serrão Cunha é Mestre em Psicologia, com
especialização em Psicologia da Educação e do
Desenvolvimento Humano, na Universidade Católica
Portuguesa. Atualmente, é Doutoranda no International PhD
Programme in Applied Psychology: Adaptation and change in
contemporary societies - Joint PhD Programme: Universitat
Ramon Llull (URL); Universidade Católica Portuguesa (UCP);
Nottingham Trent University (NTU). Tem experiência de
lecionação em Licenciatura e Mestrado em Psicologia,
procurando implementar Aprendizagem Baseada em
Problemas em parceria com Marisa Carvalho.
Vagas:
47
Descrição:
A aprendizagem baseada em problemas (Problem-based
learning, PBL) é conhecida como uma prática pedagógica
inovadora. Esta prática, orientada para a resolução de
problemas, apresenta-se como uma forma das universidades
responderem às exigências de inovação, de aprendizagem
centrada nos alunos e de estímulo de competências
transversais. Nesta formação pretende-se apresentar uma
experiência de aplicação da aprendizagem baseada em
problemas no Ensino Superior, em concreto num curso de
Psicologia, bem como estimular os participantes a refletirem
acerca das potencialidades desta prática na sua experiência de
lecionação, e como a podem operacionalizar.